Nós do site dicasincera.com realizamos parcerias com algumas empresas de máquinas leves e pesadas para testar e trazer para você nossas impressões sobre esses produtos. E nesse artigo vamos falar o que achamos da Escavadeira Hidráulica XCMG XE150BR.
Testamos a Escavadeira Hidráulica XCMG XE150BR por um período de três dias cerca de 30 horas. Apesar de não ser um tempo relativamente longo vamos te passar o que achamos deste equipamento.
O equipamento nos foi emprestado para teste com aproximadamente 950 horas trabalhadas e o teste foi feito realizando algumas escavações.
A Escavadeira Hidráulica XCMG XE150BR possui motor um Cummins QSB4.5 turbodiesel de 4 cilindros, injeção eletrônica direta e cilindrada de 4.5L.
Segundo os mecânicos da empresa que nos cedeu a Escavadeira Hidráulica XCMG XE150BR todas as manutenções estavam em dias. E no momento da entrega do equipamento nenhuma anormalidade de fábrica foi detectada.
-
Pontos positivos.
A Escavadeira Hidráulica XCMG XE150BR vem equipada com um motor Cummins com 120HP de potência a 2200 RPM e no momento da operação a máquina respondeu muito bem e, não sentimos quedas bruscas de potência mesmos em momentos onde exigíamos mais do equipamento.
Com base nas avaliações de outros operadores e em nossos testes achamos este equipamento relativamente econômico. Depois dos testes e mesmo com longos períodos mais intensos de trabalho conseguimos uma média de consumo entre 12 a 14 litros de diesel por hora que pode variar dependendo do tipo de serviço e do operador da máquina.
Como essa máquina não vem com muita eletrônica embarcada, segundo os proprietários, ela também não dá muitos problemas nesse quesito. E como ela vem com um motor Cummis que integra muitos outros modelos, acaba sendo mais fácil encontrar peças para esse tipo de motor.
Outro ponto que nos pareceu muito positivo durante os testes da Escavadeira Hidráulica XCMG XE150BR for a eficiência do ar condicionado que, mesmo em dias quentes, não nos sentimos desconfortáveis em momento algum.
Outro ponto muito interessante são os ajustes do assento do operador que possui diversas regulagem tornando confortável e menos cansativo o trabalho.
-
Pontos negativos.
O ponto negativo que mais se destaca na Escavadeira Hidráulica XCMG XE150BR são os ruídos nas esteiras. Ao consultar outros proprietários que possuem o mesmo tipo de equipamento também nos foi relatado que mesmo com a manutenção em dia as esteiras fazem muito barulho e alguns estalos. Além disso, elas afrouxam com muita facilidade.
Outro ponto que no incomodou muito é a falta de um sistema de amortecimento da cabine. Diante disso, em um momento de escavação, se o operador se deparar com uma pedra ou raiz grande, ele irá sentir no momento do impacto já que a cabine irá balançar muito. E caso o serviço seja realizado em terrenos com muitas pedras a máquina irá chacoalhar muito.
Ainda se tratando de amortecimento esse modelo não aparenta ter um sistema de amortecimentos dos pistões eficiente. E caso um operador menos experiente opere essa máquina, será inevitável os trancos.
Por ser uma máquina relativamente leve (14 toneladas) a estabilidade dela não parece ser das melhores e, em terrenos mais íngremes, ela nos deixa um pouco inseguros.
Os acessos a parte de manutenção diária não são dos melhores e caso precise do equipamento para trabalhos noturnos será necessário acrescentar alguns faróis extras, já que os de fábrica não serão suficientes.
-
Vale a pena?
Segundo os proprietários, eles estão satisfeito com a Escavadeira Hidráulica XCMG XE150BR e apesar de alguns pontos negativos que ela possui, ela compre sua função. E a relação custo-benefício hoje acaba sendo muito boa. Diante disso, eles recomendam este equipamento.
Vale ressaltar que esta avaliação foi feita baseada em nossa experiência de uso e a avaliação dos proprietários e operadores da Escavadeira Hidráulica XCMG XE150BR. Mas, sempre recomendamos que você sempre pesquise muito bem antes de concluir sua compra.
-
Recomendação
Sempre faça as manutenções corretas de acordo com o fabricante para uma maior vida útil do equipamento.
Quer outra dica sincera?